Turquia e Grecia – Istambul

20140903_01

Merhaba! (Olá em turco)….

 
Hoje fomos ao Palacio Topkapi, construído para residência dos sultões, habitado pela dinastia Otomana a mais de 400 anos.
Se construiu com o conceito de imitar a seus antepassados nômades, por isso tem  ambientes separados , todos no térreo imitando as tendas do deserto.
Mas é gigantesco , uma cozinha que estava preparada para atender 10.000 pessoas nas festas religiosas. E 5.000 pessoas que moravam no palácio entre sultões, empregados etc..
Em seguida paramos para almoçar. Aqui a comida é farta, antes do prato principal, servem ums duas a  três ” entradas” até que finalmente chega o prato principal.
Aqui usam e abusam das verduras e carne carneiro, yogurte, queijos, a beringela está em quase todos os pratos. A comida num modo geral se come muito bem.
A tarde fomos ao mercado de especiarias, que impressiona pela mistura de aromas e cores das frutas, chás etc.
Em seguida fomos ao Grand Bazar. É um grande labirinto de lojas.
É um dos maiores e mais antigos mercados do mundo, com mais de 60 ruas e cerca de 5 mil lojas.
Duvido alguém entrar aqui e não comprar nada. 
É impressionante ver a ” arte ” de vender que os turcos tem.
Eles se sentem ofendidos , caso Você não ” pechinche” o preço. Geralmente se consegue de 30 a 40./. a menos do valor oferecido no começo.
Realmente, hoje comprovamos que os turcos são muito bons na arte de negociar e não perder um negócio, pois chegam a te perguntar quanto queres pagar por tal produto, quando veem que não irás levar a mercadoria, e aì começa a negociação. Tudo de novo. Rs… Você pode ficar horas negociando uma mercadoria.
Abaixo segue algumas fotos do nosso dia de hoje. 
Chegamos as 1930hrs  de volta ao hotel e. Estamos preparando as malas, para amanhã de manhã, muito cedo, as 08:00hrs daqui ( 02:00hrs) da madrugada no Brasil, sair para o nosso destino que é Ancara que é a capital de Istambul.
 
Iyi geceler. ( Boa noite em Turco)