Gastronomia na Italia – Pienza

20131116_001
O dia amanheceu ensolarado! No último dia na Toscana, pegamos pesado! 
O primeiro compromisso do dia foi com as panelas! Chegamos na fazenda cedo e Alessandro já nos aguardava. Depois de mostrar a propriedade, nos levou para a sala para explicar os nossos afazeres de hoje. Disse que tínhamos 11 pessoas para almoçar ( nosso grupo, ele e o ajudante) e quem faria o almoço típico toscano seríamos nós! 
Disse que as três palavras chaves para a a boa comida são: sazonalidade ( usar produtos frescos da estação), orgânico (produtos sem conservantes ou química) e tradição.
Dizendo isto nos apresentou uma mesa com legumes frescos, ervas colhidas da horta, farinha, carne, etc. Entregou então 2 abóboras para serem descascadas e dois voluntários do nosso grupo já iniciaram o trabalho de descascar. Outros começaram a amassar a massa, descascar maças para a sobremesa, limpar as ervas, os cogumelos e logo todos estavam trabalhando sempre sob a batuta do chef Alessandro. 
Pausa para um prosseco com patê de fígado feito por nós e seguimos trabalhando!
O resultado foi um almoço maravilhoso! Desde a entrada até a sobremesa, todo preparado por nós!
Um dia realmente inesquecível!
No final da tarde visitamos Montepulciano, onde degustamos o famoso Nóbile de Montepulciano, um dos vinhos premiados da região.
Voltamos então para o hotel para a nossa última noite na Toscana… Amanhã iniciamos o nosso retorno para casa, saímos no final da tarde de Milão e dormimos uma noite em Lisboa antes de embarcar no voo para Porto Alegre.
Infelizmente está chegando ao fim nossa viagem pelo mundo dos sentidos que com certeza ficará por muito tempo em nossa memória!