Gastronomia na Itália – Acqui Terme / Ovada

20131110_003Saímos de Acqui Terme pela manhã em direção à Ovada. No caminho paramos em Cremolino para visitar um castelo medieval. A região de Alexandria no Piemonte tem 17 castelos, mas  existem mais de 500 no norte da Itália! Pena que o dia estava um pouco nublado e com uma névoa que acabou tapando a vista do alto do morro de onde pode-se ver os outros castelos da região.

Seguimos então para Ovada onde hoje estava acontecendo a Feira do Vinho e das Trufas. No centro antigo da cidade, produtores de vinho locais estavam expondo seus produtos. Os visitantes compram uma taça de vinho em um dos stands e podem degustar os vinhos de cada produtor. Compramos nossas taças e iniciamos os trabalhos de degustação!
Pela tarde tínhamos mais uma degustação programada, desta vez no Castelo Tagliolo Monferrato, na região de Monferrato. Os vinhos produzidos nesta região são o Dolcetto e o Barbaresca. Quem nos mostrou a vinícola foi Luca, que explicou que o castelo está na família dele desde 1498. Para manter o castelo em perfeitas condições de conservação, além da vinícola, parte da propriedade é uma pousada e outra parte é locada para festas e eventos. A família dele (esposa, duas filhas lindas e os pais) também vivem ali. Fiquei imaginando como deve ser fantástico para uma criança, morar em um castelo, com torres e porões de verdade!
Fizemos mais uma degustação de vinhos dos vinhos da Vinícola Tagliolo e seguimos para o nosso castelo! Sim… Hoje também estamos hospedados em um castelo, no alto da pequena Trisobbio! 
Agora vamos sonhar com princípes e princesas do alto de nossa torre pois amanhã temos mais aventuras!