Gastronomia na Italia – Turim /Alba / Barolo

 20131108_003
 
Mais um dia difícil…
Acordamos cedo pois nosso compromisso de hoje era a “caça as trufas” e o nosso “tartufaio” nos aguardava em Alba a cerca de 1 h e meia de Turim.
As trufas são um tubérculo, um tipo de cogumelo que cresce embaixo da terra com um aroma bem característico e muito apreciada na culinária e principalmente na alta gastronomia devido ao seu alto preço. O Tartufaio é o “caçador de trufas” que na companhia de seu fiel companheiro, um cão bom de faro, sai pelos bosques a procura desta iguaria. Os cães são treinados para isto e sentem o cheiro das trufas que exalam da terra mostrando para o seu dono onde elas se encontram. Dizem que as trufas tem este cheiro para serem encontradas.
Chegamos na fazenda com o Tartufaio e seu cão, e saímos pelo bosque na nossa primeira aventura do dia! Maia, a cachorrinha logo começa a farejar um lugar e o dono cavoca um pouco a terra para encontrar a primeira trufa do dia. Foram umas três durante a manhã, podemos dizer que tivemos sorte!
Depois de todo esforço foi hora de degustarmos as trufas ao lado da lareira juntamente com vinhos produzidos na própria fazenda.
Seguimos depois para a Vinícola “Il Marchesi di Barolo” que produz um dos mais apreciados vinhos do mundo, o Marchesi di Barolo feito com as uvas da região, a nebbiolo. Mais uma degustação e seguimos para visitar o Castelo de Grinzane Cavour de onde se tem uma espetacular vista da cidade.
No final da tarde já era hora de irmos para o nosso hotel que hoje fica no meio dos vinhedos de Fontanefredo.
Depois de um rápido descanso fomos experimentar o restaurante ao lado das nossas acomodações já que tínhamos boas recomendações. O Restaurante Guido, com uma estrela na classificação do Michelin, foi fechamento com chave de ouro do nosso dia!
Confiram as fotos abaixo! Por aqui agora é hora de descansar, pois amanhã tem mais degustações!