Oslo

20130907 003

Iniciamos o dia de hoje conhecendo um pouco mais da história dos povos escandinavos através dos Vikings. Visitamos o Museu Viking onde está exposto um barco original da era Viking, encontrado por um fazendeiro, enterrado em sua propriedade. Na verdade era costume entre os vikings enterrar seus líderes nos barcos, que funcionavam como câmaras mortuárias. Junto com eles eram enterrados trenós, arcas, tesouros e até mesmo comida pois eles acreditavam que eles precisariam de tudo isto na vida após a morte. 

Os Vikings eram bravos desbravadores e deve-se à eles a formação da atual Escandinávia pois com seus barcos margeando a costa de terra no Mar do Norte eles foram conquistando terras e dando forma aos países que hoje formam a Escandinávia: Dinamarca, Noruega e Suécia.
A manhã foi dedicada à navegação! Visitamos também o Museu Fram que abriga o Navio polar Fram original e conta a história dos exploradores noruegueses do polo norte e sul  Fridtjof NansenOtto Sverdrup e Roald Amundsen. Visitamos também o Museu Kon-Tiki que abriga barcos e artefatos das expedições de Thor Heyerdahl.
À tarde passeamos pelo agradável calçadão formado principalmente pela rua Karl Johan. Segunda feira dia 09.09 tem eleições na Noruega para escolha do primeiro ministro. A cidade estava fervendo! Literalmente! O dia estava exepcionalmente quente para final do verão (23C) e todo mundo estava na rua aproveitando os últimos dias de calor e muitos aproveitando os últimos dias de campanha. Calçadão cheio de pessoas mas nada de folhetos no chão!!
Depois de um descanso no hotel, nossa escolha para jantar foi um restaurante italiano bem próximo ao hotel. Depois disto, aqueles que foram tomar um drink e apreciar a vista maravilhosa de Oslo no bar do 21o andar do hotel foram presenteados com um show de fogos de artifício!
Bela despedida de Oslo!
Amanhã iniciaremos nossa explração dos Fiordes! Aguardem!