Fátima, Óbidos, Nazaré, Batalha

20111019_01

Ola ,

Hoje acordamos cedo, mas bem dispostas. A noite de sono nos revitalizou, estávamos precisando de um descanso!rs

Saimos em direção a região oeste. A paisagem muito bonita, vinhedos, florestas de pinheiros e eucaliptos, sensação boa de contato com a natureza. Lindas casas tipicas portuguesas, com graciosos jardins, moinhos em cima dos morros… Notamos a grande exploração da energia eólica, sendo 6%, aproveitando a brisa do atlântico.

Enfim chegamos a Obidos, significa vila fortificada em latim. Uma antiga vila amuralhada,  com coloridas ruas estreitas, casas com varandas de ferro forjado, flores em cada janela. Antigamente foi lugar de lazer da corte portuguesa durante mais de 500 anos. Realmente um lugar muito lindo. O tempo livre foi aproveitado muito bem nas lojas de artesanato… rsrs Vários Galos de Barcelos estão indo em direção ao Brasil… rs

Em Nazaré tiramos muitas fotos, lugar maravilhosooo! Uma vila de pescadores e casas de final de semana e veraneio. Homens e mulheres ainda vestem trajes típicos… pescadores com calças sem bolsos, guardam seus pertences no chapéu quando vão ao mar. Acreditam que em caso de emergência, um bolso cheio de coisas pode levar um homem ao fundo do mar! As viúvas vestem somente preto, dos pés a cabeça. As demais, usam roupas muito coloridas, e sete saias, uma em cima da outra! Acreditam ser um numero mágico;07 cores do arco íris, sete dias da semana… e seus maridos costumam passar sete dias ao mar, pescando. A partir da data que saem, a cada dia elas tiram uma das saias, até o retorno do marido… e ao sétimo dia…. não preciso dizer mais nada né?!rs

Conhecemos o Mosteiro de Batalha, foi construído para comemorar a vitória sobre os espanhóis na batalha de Aljubarrota em 1385. Como curiosidade, a decoração é toda externa   para manter a atenção das pessoas a missa.

Seguimos para Fátima, onde almoçamos. Em seguida seguimos ao Santuário para assistir a uma missa, muito bonita. La encontramos muitos peregrinos, orando, pagando promessas. O lugar é realmente muito especial, foi onde a Virgem Maria, apareceu seis vezes a três pastorinhos, Lucia, Jacinta e Francisco, isso em 1917. Aparecendo num momento em que a civilização estava castigada pela guerra e a violência sangrenta. Ela prometeu que o céu daria a paz a todo o mundo se os seus pedidos de oração, reparação e consagração fossem escutados e obedecidos. Na ultima aparição em 13 de outubro, estando presentes 70 mil pessoas, disse-lhes que era a Senhora do Rosário e que fizessem ali uma capela em Sua honra e que não ofendessem mais a Deus. Depois da aparição todos observaram o sol, assemelhando-se a um disco de prata, podia fitar-se sem dificuldade e girava sobre si mesmo como uma roda de fogo, parecendo precipitar-se na terra. Também conhecemos as casas de Lucia, Jacinta e Francisco, que hoje pertencem ao Santuário de Fátima.

A noite para brindar este dia maravilhoso, comemos um delicioso caldo verde e um bacalhau espetacular, acompanhado de um bom vinho e a um show de fado. Nos divertimos muito.. em “ uma casa portuguesa com certeza”!

Dividimos estes momentos com algumas fotinhos!

Amanha saímos de Lisboa em direção a Sevilha, no caminho passamos por Cáceres!

Bj