Lisboa

20111018_06

Olá pessoal!

Hoje a tarde conhecemos Lisboa,  cidade construída em meio a 07 colinas, em cada uma, um bairro a desvendar. Capital cheia de contrastes entre monumentos milenários, bairros recuperados com arrojos modernos, Rio Tejo, praias… 25% da população de Portugal vive em Lisboa. 

Começamos visitando o Museu dos Coches, um dos mais importantes do mundo no genero. As carroças reais de D. Felipe e D. Joao V constituem duas das peças mais valiosas.

Seguimos ao Mosteiro dos Jeronimos, obra mestra do estilo manuelito, contruido no principio do seculo XVI com algumas das riquezas trazidas por Vasco da Gama em suas expedições. O manuelito, surgiu sob o reinado de D. Manuel I, daqui o nome, é o estilo de Portugal por excelencia. Periodo de transição entre o gotico à Renascença, sua caracteristica principal é a utilização de motivos ornamentais inspirados nas terras visitadas pelos expedicionarios portugueses.

Tambem fomos até a Torre de Belem, nas margens do Tejo. Foi construida entre 1515 e 1521, sua função original era de controlar a entrada dos navios no porto. Proximo a ela, tambem as margens do Tejo, esta o padrao do descobrimento. Monumento com 52 metros de altura, é uma pequena homenagem da cidade a todos os portugueses que participaram nas longas travessias maritimas.

Os dois monumentos podem ser avistados da Ponte 25 de abril, construida em 1966 pela mesma firma da famosa Golden Gate e Bay Bridge de São Francisco. Tem 2,5km de comprimento e esta a 60 metros de altura sobre o leito do Tejo.

Passando a ponte avistamos a imagem de Cristo Rei, com 28 metros de altura, inaugurada em 1959, do seu terraço se tem uma boa perspectiva de Lisboa e arredores.

Finalizamos na Alfama, com suas ruelas estreitas, predios antigos, colados uns nos outros, com janelinhas pequenas. Lugar hospitaleiro, que ainda mantem uma caracteristica de cidade pequena, onde a vizinhança toda se conhece, sentmento de amizade, onde todos se ajudam. Como ninguem é de ferro, depois de um dia cansativo como este, nada como um belo vinho do porto! Delicioso! E claro, não podemos esquecer das comprinhas… pelo que estou vendo, muitos presentes virão!! Preparem-se!rsrs

Acabamos o dia no bar da esquina!!!rsrs Todas exaustas, acabamos optando por um lanche proximo ao hotel.

Seguem algumas fotinhos.

Amanha seguimos a regiao oeste: Obidos, Nazare, Batalha, Alcobaça e Fatima.

Bj